Se eu for vulnerável, vão me fazer de idiota.
Afinal, chefes não podem ser vulneráveis. As pessoas não querem um líder inseguro, querem alguém que saiba o que faz.
Foi isso que ouvi durante um workshop para líderes, em que eu abordava sobre vulnerabilidade na comunicação. E esse gatilho foi suficiente para despertar uma discussão calorosa, que fugiu completamente do meu script…
Naquela hora, eu poderia fugir do climão e responder que pesquisas de Brené Brown e o Projeto Aristóteles do Google apontam que lideranças mais vulneráveis formam culturas com mais segurança psicológica, inclusão e produtividade, e blá blá blá, mais estatísticas (verídicas e importantes, tá?!). Assim, eu retomaria o roteiro e me sentiria mais segura.
Mas eu não estaria sendo vulnerável de verdade, concorda? E preciso ser coerente, aplicar o que falo.
Por isso, sustentei o desconforto. Eu me dei autocompaixão na hora, para me lembrar que estava tudo bem o encontro sair do roteiro. Eu consigo ser antifrágil e extrair oportunidade do caos.
Então criei um espaço para escuta, para o desabafo. E devolvi com uma comparação:
“Entendo a preocupação de vocês e sei que ser vulnerável pode ser confundido com fazer drama ou parecer inseguro. Mas vocês conseguem perceber a diferença de eu dizer:
ESTOU INSEGURA COM O RESULTADO DESSA CONVERSA, PORQUE ESSE PAPO FUGIU DO MEU SCRIPT!! (em tom ansioso e dramático)
com:
ESSA DISCUSSÃO SAIU DA PROGRAMAÇÃO QUE PREPAREI COM MUITO CARINHO PARA A GENTE E, MESMO PREOCUPADA COM O TEMPO, EU QUERO CONSTRUIR ALGO JUNTO COM VOCÊS, UMA SOLUÇÃO ÚNICA. TOPA PENSARMOS EM ALTERNATIVAS PARA LIDAR COM ESSA PRESSÃO DA LIDERANÇA NA PRÁTICA?”
Eles me olharam com empatia. Entenderam que fui vulnerável no meu exemplo, e compreenderam a diferença de postura, tom de voz e verdade.
Vulnerabilidade não é fazer drama ou se vitimizar. É assumir a responsabilidade pelo que sentimos e abrir espaço para construção de algo novo.
Líder não tem todas as soluções. Mas ele pode e deve criar um espaço para construção de soluções.
✨ Para te inspirar
Para entender a diferença no tom de voz, esse Reels ajuda muito:
💖 Midiamor do dia
Esse vídeo me deu um quentinho tão bom no coração:
É isso, amore.
Comente se esse post fez sentido pra você. Vou amar saber! ♥️