Se o ano começa depois do carnaval, meu ano começou em 5 dias em um confinamento lá em Porto Alegre... infinitamente melhor do que BBB!
Estive em uma imersão para palestrantes com a PSA | Profissionais SA em um ambiente de altíssimo nível, cercada por especialistas que literalmente vivem da arte de falar bem. E posso te garantir: aprender a se comunicar de verdade não tem só a ver com palavras – tem a ver com presença, emoção e estratégia.
Pois é, não à toa o LinkedIn divulgou recentemente um estudo sobre as habilidades comportamentais mais valorizadas em 2024, e adivinhe qual segue no topo? COMUNICAÇÃO EFICAZ.
Faz sentido, já que a atenção é o ativo mais importante que alguém pode ter. Abre mais portas quem sabe se expressar com clareza e impacto.
Entre tantas coisas que aprendi (que seriam impossíveis de serem compartilhadas), vim dividir um pouquinho: 5 segredos que já impactaram minha comunicação e que podem impactar a sua também!
Segredinhos da comunicação que tendemos a esquecer:
É muito comum começar a se comunicar pensando em VOCÊ, nos seus problemas, vontades, histórias... isso é importante, mas a ordem dos fatores comunicativos altera MUITO o resultado. Para você aprender e se lembrar:
1) Desperte emoções diferentes. Óbvio que eu falaria sobre elas! Planeje estrategicamente quais emoções você quer despertar no público e em quais momentos você intencionalmente irá colocar temperinhos emocionais diferentes: alegria, tristeza, empatia, raiva... tudo pode (e deve) ser usado para sua fala não só ser impactante, mas ser memorável! A Catarina Schein deu uma aula fantástica sobre isso!
2) O storytelling NÃO é sobre você. Como diria a Kellen Höéhr: não adianta se colocar no holofote e esquecer de servir as pessoas que te ouvem. O que realmente engaja o público é como elas resolvem um problema ou geram identificação. Quanto mais você coloca o outro como protagonista, maior a conexão.
3) Comece pelo porquê. Ao invés de pensar no tema que você quer comunicar, comece pela intenção e investigue as melhores formas de traduzir essa intenção, tendo seu público alvo em mente. Aplique o famoso Golden Circle de Simon Sinek na sua comunicação. Eu aprendi essa sacada genial com a Vanessa Fick .
4) Tem que ter estrutura. Não adianta colocar um monte de mensagens aleatórias em um ppt sobre o seu tema, se elas não sustentarem uma tese principal. Você irá criar um Frankestein que gerará mais confusão do que clareza para o público. Parta da tese e fundamente a comunicação em torno dela, como aprendi com o Felipe Anghinoni . Tudo tem que estar amarradinho!
5) Tenha um posicionamento autêntico e não perfeito. Em vez de se preocupar em impressionar os outros, concentre-se em transmitir autenticidade. O público se conecta mais com quem mostra vulnerabilidade, do que com quem parece perfeito. E quem passou muita coerência, verdade e autenticidade durante TODA a imersão foram os líderes à frente do negócio, Márcio Spagnolo e Eduardo Jandt Tavares .
Seja em reuniões, apresentações ou mesmo em posts, fale para os outros aquilo que ELES gostariam de ouvir.
E eu quero muito saber: qual dessas dicas você sente que precisa aplicar mais no seu dia a dia? Comenta nessa news interativa!
✨ Para te inspirar
E por falar nessa última regra de ouro da comunicação…
💖 Midiamor do dia
Não poderia falar em empatia sem um bom midiamor!
É isso, amore.
Comente se esse post fez sentido pra você. Vou amar saber! ♥️